Sobral recebeu, nesta terça-feira (09/05), a 3ª etapa do Programa TCEduc Municípios 2023, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado do Ceará, por meio da Escola de Contas Instituto Plácido Castelo (IPC).
A capacitação contou com a presença do prefeito de Sobral, Ivo Gomes; da vice-prefeita, Christianne Coelho; e da presidente da Câmara Municipal de Sobral, Socorro Magalhães. Além de gestores públicos, autoridades municipais e estaduais, servidores, comunicadores e sociedade em geral estiveram nos eventos do TCEduc 2023, na Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia.
Nesta etapa, a capacitação central do TCEduc tem como tema “Nova Lei de Licitações”, e foi ministrada pelo servidor da Gerência de Aquisições e Contratos do TCE Ceará, José Almir da Silva. O evento teve como intuito possibilitar a capacitação das legislações que impactam, de forma significativa, na rotina do servidor público. “Fico feliz com a realização de iniciativas como esta, pois com o corpo funcional capacitado, avançamos rumo a uma gestão pública cada vez mais eficiente”, afirmou o prefeito de Sobral.
Em outras salas, simultaneamente, a Assessoria de Comunicação do TCE Ceará capacitou sobre “Controle Externo, Mídia e Participação Social”, tendo como facilitadora a analista de Controle Externo e jornalista do Tribunal, Carolina Madeira. No mesmo ambiente, “Ouvidorias como agentes do exercício da cidadania e controle social” foi o tema da palestra ministrada pelo assessor administrativo da Unidade, Virgílio Freire.
O Ministério Público do Trabalho (MPT) realizou palestra com o tema “Relações de trabalho na Administração Pública: o poder fiscalizador da Câmara dos Vereadores”, apresentada pela procuradora do MPT, Giselle Alves, para orientar e prestar serviços de atendimento aos setores públicos municipais e a sociedade de modo geral. Com o mesmo intuito, o consultor contábil da União dos Vereadores e Câmaras do Ceará (UVC), Giordano Mota, abordou “A execução de despesas do Poder Legislativo”.
A capacitação contou com a participação de servidores e profissionais de Cariré, Forquilha, Graça, Groaíras, Irauçuba, Massapê, Miraíma, Mucambo, Pacujá, Santana do Acaraú e Senador Sá.