Nesta sexta-feira (01/11), a Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), encerrou a primeira turma do Curso de Parentalidade Responsável, marcando o final de uma jornada formativa inovadora e transformadora para os pais do município.
O curso, que teve início no dia 20 de setembro, com uma carga horária total de 30 horas, contou com a participação de pais servidores municipais, preparados agora para aproveitar sua licença paternidade estendida de forma consciente e participativa, assumindo um papel ativo na criação e no desenvolvimento de seus filhos.
Ao longo dos sete encontros que compuseram o curso, os participantes tiveram a oportunidade de explorar diversas áreas da parentalidade, desde melhores práticas de sono e higiene até o fortalecimento da identidade e da inteligência emocional das crianças. Foram abordados temas como comunicação não violenta, construção de vínculos familiares e prevenção da adultização precoce, além de técnicas para estimular virtudes essenciais para o desenvolvimento de hábitos saudáveis e éticos.
Além de um conteúdo rico e diversificado, a formação teve o respaldo de uma equipe multidisciplinar de especialistas, com profissionais das áreas de Psicologia, Medicina, Enfermagem, Assistência Social e Direito, proporcionando uma visão abrangente e integrada das necessidades da infância e dos papéis familiares na educação e desenvolvimento das crianças.
Para Nargila Loiola, coordenadora de Gestão Estratégica de Pessoas, “Essa primeira turma marca um avanço significativo para a construção de pais mais envolvidos e conscientes de seu papel no desenvolvimento das futuras gerações. Além disso, reforça a importância de promover um equilíbrio entre vida profissional e familiar, visando o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e consciente”.
O sucesso deste primeiro ciclo reforça o compromisso da gestão pública com o apoio e o desenvolvimento dos servidores em todas as áreas de suas vidas, refletindo o impacto positivo que uma parentalidade mais presente e consciente pode trazer não apenas para as crianças e suas famílias, mas também para a sociedade como um todo.